20100114

UMA CRÔNICA DE CINEMA:


onomatopeia de uma caminhada ao cinema que perdera a sua elegância nas ruas para ser incluído na visibilidade anárquica de um amontoado de lojas





Maria do Socorro Ricardo
escritora e pesquisadora






Tok! Tok! Tok! Os meus sapatos. Aproximava-me de cartazes do cinema. Tok! “Wolverine”? Tok! Tok! “Transformes” – me disse o bilheteiro – começou de começar. Tok! Tok! E esse “Um Faz de Conta que Acontece”? Agora esta: “Uma Noite no Museu 2”. Você entende. De fato, “Minotauro” não cumpriu a sua promessa narrativa, porque não saiu da superficialidade.

Uma lenda grega rica empobrece em fotografia e roteiro. Tok! No DVD ou no Blu-ray disc “O Grande Truque” parece um papel de parede. Como “A Espada da Vingança” e também nesta linha Tok! Tok! “Don Juan”, além de “Os Imperdoáveis” Tok! Tok! que é um filme sombrio e o diretor opta por escuridão como se falasse da escuridão do próprio ser humano.

Logo nos primeiro minutos do filme, o protagonista mistura-se aos porcos na lama, alusão ao cineasta Corbucci com quem Eastwood conviveu na Europa dos anos 1960. Tok! Tok! E estava, ali, outro que é “Um Refúgio no Passado” próximo ao “Apocalypto” com frenéticas cenas, onde há um misto de sombra e realidade ao divisar, cansado de lutas, no final, a caravela que sinaliza que a guerra está apenas no início. Tok! Tok!

E depois “Munique” com aqueles sentimentos confusos, e também “Charlotte Gray”, assim “Poder e Traição”, porém a trilha de “Contragolpe” Tok! Tok! não poderá ser comparada a trilha de “Evocando Espíritos”. Há um contudo em “Dia de Ira” Tok! Tok! ao expor a vida de religiões confusas e políticas violentas; assim é “Guerreiro de Fogo” com características diferentes de “Killshot” que não tem a mesma propostas de outros.

Tok! Tok! “Sete Homens e um Destino” de novo? E no Tok! Tok! outro Tok! Tok! “Inimigos Públicos”, diante de “Jogo entre Ladrões”, e neste cartaz Tok! Tok! “The Spirit – O Filme”. Na lista de filmes do mês “A Tribo”, “Cold Mountain”, “Bezerra de Menezes – Diário de Um Espírita”, “A Estranha Perfeita”, “Vale Perdido”, “Gran Torino”, “Austrália”, “Max Payne”, “O Guerreiro Genghis Khan”, “Os Falsários”, Tok! Tok! “Um Ato de Liberdade”, “A lenda do Guerreiro de Fogo”, “Sangue Negro”, “Sem Fronteiras”, Tok! Tok! “Marcas do passado”, “Questão de Lealdade”.

“O Segredo de Beethoven”, “Pressagio” neste cinema, “As Bruxas de Salem”, Tok! Tok! “Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho”, “A Luta Pela Esperança”, Tok! Tok! “A Duquesa”, Tok! Tok! “O Procurado”, “Três Vidas e Um Destino”, “Ensaio Sobre a Cegueira”, “O amor nos Tempos do Cólera”, “Notas Sobre um Escândalo”, “Busca Implacável”, Tok! Tok! “Paixão Sem Limites”, “A Troca”, “Sabor da Liberdade”, “Amantes e Infiéis”, “Os Fugitivos”, “Sabor da Liberdade”, Tok! Tok! “O Leitor”, “Um Homem Bom”, “Spartan”, “Encurralados”, “O Jovem Guerrreiro”, “Embriagado de Amor”, “Os Boinas Verdes”, “Pink Floyd – The Wall”, “A Máscara do Anonimato”, Tok! Toc! “Dúvida”, “Vítimas da Guerra”, “O Coronel e o Lobisomem”, “A Passagem”, “Mandado”, “Instinto Secreto”, “O Segredo de Neverwas”, “Rastro Perdido”, “Impacto Final”, Tok! Tok! “Tempo de Glória”, “Filhos da Esperança”, “Império”, “Inimigo em Casa”. Tok! Não se encontra mais um bom filme do Old West? O meu marido sempre foi fã do Velho Oeste. Nada melhor do que caminhar nos amplos salões do shopping de minha cidade e vê os cartazes das salas de cinema maiores do que paredes, coloridas e brilhantes sob os títulos de "Intrigas de Estado", "Guerreiros da Noite", "Os Invencíveis", tok! Tok! "Justiça a qualquer Preço", "O Pecado da Fé", tok! Tok! "Honra e Liberdade", "Valente", tok! Tok! "Terror na Antártida", "Em Nome de Deus". E percorrer os espaços climatizados e saber que, aqui, o tempo para; nunca se sabe, dentro de um shopping center se fora de suas paredes chove ou faz sol, frio ou calor. Uma criação maravilhosa andar em ruas iluminadas do shopping de meu bairro; aqui, todas as lojas estão anexas e convidativas, elas têm cores, sabores, aromas, músicas suaves. Em outro cartaz, novo filme de Alice contínuo ao de Eli.